Skip to main content

Bons Hábitos desde a infância

Começar cedo e investir na saúde oral é uma jornada que recompensa com a poupança de tempo, dinheiro, e acima de tudo, a garantia da saúde e de um sorriso bonito.

Na Clínica Dentrecampos acompanhamos as crianças desde a erupção dos primeiros dentes e ensinamos desde muito cedo a cuidar da higiene oral.

Recomendamos a escolha da escova, as técnicas de escovagem e os protocolos de visita ao médico dentista. Tudo para ajudar a manter o bem estar, a tranqulidade e a prevenir problemas que, negligenciados, possam resultar em desconforto futuro.

De pequenino se aprende a zelar pela saúde

Frequência de visita
à clínica

6 - 6
MESES
(A PARTIR DOS 2 ANOS DE IDADE)

Problemas típicos
nesta idade

PRIMEIRAS CÁRIES
TRAUMATISMOS DENTÁRIOS
HÁBITOS ORAIS NOCIVOS
ALTERAÇÕES CRESCIMENTO DOS MAXILARES

Tratamentos
aplicáveis

HIGIENE ORAL
ENSINO DE TÉCNICAS DE ESCOVAGEM
SELANTES FISSURAS
RESTAURAÇÕES DENTÁRIAS

Perguntas Frequentes

Quando se devem iniciar os cuidados de saúde oral infantil?

Devem iniciar-se com conselhos pré-natais aos futuros pais sobre a importância de manter uma boa saúde oral. Os cuidados de saúde oral infantil devem ser vistos como uma ação preventiva. Mesmo antes da erupção dos dentes, devem limpar-se as gengivas do bebé com uma gaze humedecida com água, pelo menos uma vez ao dia, preferencialmente à noite.

Qual a idade ideal para a 1ª consulta de medicina dentária

Após a erupção dos primeiros “dentes de leite” ou até atingir o primeiro ano de idade para observação geral, deteção de hábitos nocivos e aconselhamento para um plano adequado de prevenção.

Qual a importância dos primeiros dentes?

A primeira dentição permite à criança mastigar e falar corretamente. Esta dentição quando saudável, facilita a erupção dos dentes permanentes nas suas corretas posições, contribuindo assim para um desenvolvimento saudável da criança.

Quais as queixas mais frequentes e como ajudar durante a erupção dos primeiros dentes?

Os sintomas mais comuns são: gengivas irritadas e avermelhadas, hipersalivação, perda de apetite e dificuldade em dormir. No mercado estão disponíveis anéis de borracha para morder, que promovem o alívio da gengiva inflamada.

Devem tratar-se os “dentes de leite”?

Sim. Os dentes temporários podem ser afetados por cárie, tal como os definitivos.

Como actuar perante traumatismos nos “dentes de leite”?

Após um traumatismo é conveniente ir imediatamente ao médico dentista pois um tratamento precoce minimiza o risco de complicações posteriores. No caso dos dentes temporários, estes podem afetar diretamente a formação dos definitivos. Se um “dente de leite” for acidentalmente removido não deve tentar recolocá-lo no seu lugar, pois existe o risco de lesar o dente permanente.

Para que servem os selantes de fissuras?

Um selante de fissuras é uma espécie de “verniz” que se aplica na superfície fissurada dos dentes posteriores sãos, com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie. A sua aplicação é fácil, confortável e pode efetivamente proteger os dentes durante anos.

Como incentivar as crianças a escovar os dentes?

Estabelecendo uma rotina divertida, dando o exemplo ao escovar os dentes em família, contando histórias sobre a importância da higiene oral e das visitas regulares ao médico dentista.