Skip to main content

Odontopediatria

A Odontopediatria é uma área da Medicina Dentária que se concentra em cuidar da saúde oral das crianças e adolescentes, estabelecendo as bases para um sorriso saudável ao longo de suas vidas.

Na Clínica Dentrecampos, compreendemos a importância vital desta fase crítica do desenvolvimento, e a nossa equipa especializada está dedicada a fornecer cuidados excecionais para os mais jovens.

Os nossos profissionais além de tratar, também educam. Em cada consulta, focamo-nos em ensinar às crianças as técnicas de higiene oral adequadas, o papel de uma alimentação equilibrada e como manter bons hábitos orais. Avaliamos o desenvolvimento dos maxilares, identificamos hábitos nocivos que possam estar a afetar a saúde oral e abordamos questões como cáries e traumatismos dentários.

A prevenção é a base da nossa abordagem. Através da aplicação tópica de flúor e da colocação de selantes de fissuras, trabalhamos na prevenção dos problemas mais comuns, como a formação de cáries e mantemos os dentes mais fortes e resistentes.

Além disso, oferecemos suporte durante a gravidez, reconhecendo que a saúde oral da mãe afeta diretamente a saúde oral do bebé.

A nossa equipa está empenhada em criar um ambiente acolhedor e descontraído para as crianças e adolescentes, para que possam desenvolver uma relação positiva com a medicina dentária desde cedo.

ODONTOPEDIATRIA

Perguntas Frequentes

Quando deverá levar o seu filho ao dentista para uma primeira consulta?

A primeira consulta deverá ser realizada quando os primeiros dentes de leite erupcionam, ou até perfazer 1 ano de idade.

Os “dentes de leite” são realmente importantes?

A primeira dentição permite à criança mastigar e falar corretamente. Esta dentição quando saudável, facilita a erupção dos dentes permanentes nas suas corretas posições, contribuindo assim para um desenvolvimento saudável da criança.

Quais as queixas mais frequentes e como posso ajudar durante a erupção dos primeiros dentes?

Os sintomas mais comuns são: gengivas avermelhadas, hipersalivação, perda de apetite e dificuldade em dormir. No mercado estão disponíveis anéis de borracha para morder, que promovem o alívio da gengiva inflamada.

Com que regularidade devo levar o meu filho às consultas de odontopediatria?

Idealmente, quando existe uma boa saúde oral, a criança deverá ser observada a cada 6 meses.

O que são e como funcionam os selantes de fissuras?

Um selante de fissuras é uma espécie de “verniz” que se aplica na superfície fissurada dos dentes posteriores sãos, com o objetivo de prevenir o aparecimento de lesões de cárie. A sua aplicação é fácil, confortável e pode efetivamente proteger os dentes durante anos.

O que devo fazer se o meu filho perder um dente permanente numa queda?

O mais importante é manter a calma. Depois tentar encontrar o dente, segurá-lo pela coroa e tentar encaixá-lo novamente na cavidade da gengiva. Se não for possível, coloque o dente num copo com leite e deverá dirigir-se imediatamente ao seu médico dentista.